Save Fuel - Economize combustivel
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mitos e falácias sobre gerador

Ir para baixo

Mitos e falácias sobre gerador Empty Mitos e falácias sobre gerador

Mensagem por marcelo.eletrotecnico Seg Fev 06, 2017 4:53 pm

Aqui alguns mitos e falacias sobre a tecnologia do HHO.

Mitos: Algumas coisas repetidas continuamente por falta de de verificação prática. Algumas parecem verdade e outra nem isso.

marcelo.eletrotecnico
Admin

Mensagens : 59
Data de inscrição : 28/06/2016
Idade : 51
Localização : Serra - ES

https://savefuel.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mitos e falácias sobre gerador Empty Mito: muito hidrogênio faz seu carro gastar mais

Mensagem por marcelo.eletrotecnico Seg Fev 06, 2017 5:49 pm

Isto é uma informação recorrente entre vendedores de kits HHO.

O fato é que o HHO funciona, mas para isso precisa usar muito hidrogênio, mesmo como aditivo. Porém, para produzir este hidrogênio é necessário um gasto de energia muito grande. Para se ter uma idéia do que é muito ou pouco, são necessários cerca de 4000 L de H2 a temperatura e pressão normais (temperatura ambiente, pressão atmosférica) para se substituir somente 1L de gasolina. A maioria dos geradores vendidos no comercio, com 11 placas ou em torno disso, não são capazes de gerar mais do que 2L por minuto, quando muito. Para se substituir cerca de 5% do combustível do carro (abaixo disso o hidrogênio não é capaz de queimar antes da gasolina ) são necessários cerca de 16L de HHO (que contém 10L de H2 ). Veja mais detalhes sobre o cálculo aqui: https://savefuel.forumeiros.com/t25-calculo-de-volume-de-gas-compativel-necessario-em-um-carro

Porém, quando alimentamos o gerador, ele puxa energia do alternador e pesa mais no motor, que gasta energia para produzir o HHO, que por sua vez não traz nenhum efeito no motor por estar em concentração muito baixa. Assim, o carro passa a gastar mais. Desta forma, muitos vendedores propagam a idéia de que muito gás (que na verdade é quase nenhum gás) faria aumentar o consumo, o que na verdade é o aumento da corrente (necessária para produzir o famigerado "muito gás" ) que faz o carro gastar mais. Um volume de 3 LPM de HHO sequer é percebido pelo motor (não muda seu funcionamento) mas faz o consumo do carro aumentar.

Desta forma, como é muito mais fácil diminuir o consumo de energia baixando a quantidade de gás produzido, e assim permitindo que a economia venha pelo uso dos eletrônicos (controlador map, EFIE, enganador de sonda, etc ) do que fazer um gerador que funcione ( e que não precisaria de nenhum destes eletrônicos, mas teria um custo elevado ), segue-se propagando esta idéia enganosa.

Veja um cálculo simples: A 1800 RPM, um motor de 1.0 completa seu ciclo nos 4 cilindros 900 vezes. Se considerarmos uma utilização do volume de cerca de 30% apenas (como exemplo) termos a utilização de 300L (450g) de ar por minuto. Com um gerador que produza 3L por minuto, teremos cerca de 1% somente, de HHO na concentração do total do ar. Além disso, o H2 precisa de uma relação ar combustível de 1/34. Desta feita, são necessários 13,23g de H2 para substituir a quantidade de gasolina para este volume de ar (se o peso do ar estiver correto). Se considerarmos 5%, somente como aditivo, seriam 0.6615g de H2 (0.33 mol, aproximadamente ). Pela calculadora do gás ideal, isto seriam cerca de 8L de H2. Mas lembre-se que 1 mol de gas numa mesma temperatura e pressão ocupam o mesmo volume. Então no HHO a cada 2 mols de H2 temos 1 mol de O2. Podemos dizer assim que o H2 ocupará 2/3 do volume gerado, sendo necessário então 50% mais gas HHO para produzir um certo volume equivalente de H2. No nosso exemplo então, precisaríamos de cerca de 12 LPM de HHO para que nele contenha 8LPM de H2, muito mais do que estes pequenos geradores são capazes de produzir.

Vale ressaltar que muitos vendedores repetem esta informação, por desconhecimento mesmo, e não por desonestidade.

marcelo.eletrotecnico
Admin

Mensagens : 59
Data de inscrição : 28/06/2016
Idade : 51
Localização : Serra - ES

https://savefuel.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos