Reset ou Remap nos mapas de injeção da ECU?
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Reset ou Remap nos mapas de injeção da ECU?
Os veteranos dos combustíveis alternativos sabem que obter economia com um sistema, seja no vapor, 5º Bico, AA50, HHO, MASE e outros é fácil, difícil é manter essa economia. E isso se dá pelo fato de que na Central Eletrônica (ECU) estão escritos os mapas com os Tempos de Injeção (TI) de acordo com o padrão do fabricante. A ECU é preparada para iniciar um ciclo de tempos em tempos e quando detecta uma "anomalia" nos seus sensores responsáveis pelo TI, ela abre a malha então e passa calcular o TI de acordo com as repostas de seus sensores Sonda Lambda, MAP, sensor temperatura do ar e do óleo, e outros... Quando acaba o referido ciclo e ECU puxa o mapa de TIs gravado em sua memória "fixa" e compara com os TIs executados em sua memória "temporária" (malha aberta/malha fechada), então, se os TIs praticados pelos sensores estiverem muito díspares dos TIs padrão de fábrica da ECU, essa executa um precedimento padrão do fabricante que é sobrepor seus mapas em detrimento do que dizem os sensores e então "A CENTRAL CORRIGE" e "ADEUS ECONOMIA".
Remap, a forma definitiva de configurar o TI dos mapas de injeção e não mais perder a economia proporcionada pelo combustível alternativo: Tem 2 poréns que no entanto podem torná-lo inviável. O primeiro seria o preço de um remap desses que além de difícil de encontrar um especialista que tenha o equipamento específico para o modelo e marca de seu carro, tem o segundo porém que é que você estará cativo a manter o mesmo sistema pra sempre, com a penalidade do carro falhar, sentir falta e perder muita potência caso você mude o sistema para o qual os TIs foram configurados. E então, você teria que pagar novamente outro remap quando fosse vender o carro para que este voltasse para o original.
Antes de falar dos Resets, gostaria de comentar sobre algumas controladoras de TIs incluindo alguns modelos de emuladores de bicos que podem simular o sinal do TI nos bicos usando como referência o sinal da ECU, modificando de acordo com sua configuração e jogando para os bicos. Porém, como há ressalvas e não tenho testado na prática esses dispositivos, ficará para uma próxima postagens aprofundar no funcionamento destes.
Resets, é ainda um tema controverso, talvez devido o desencontro de informações e falta de testes práticos. Mas, enfim por hora é o que temos de mais efetivo para a manutenção da economia nos sistemas alternativos de combustíveis. Como o nome aponta, se baseia basicamente em descarregar os capacitores responsáveis por manter a memória "temporária" da ECU e apagar esses mapas de "malha aberta" que a ECU usa para comparar com os seus mapas da memória "fixa" e estabelecer uma média do que seu computador entende que seria o melhor para o bom funcionamento e harmonia do sistema como um todo. Ao apagar esses mapas temporários você obriga a ECU novamente entrar em "malha aberta" para construir um novo mapa baseado nos cálculos que os seus sensores responsáveis pela formação do TI executem. E aí que está o pulo do gato para os sistemas de economia, resetar a ECU antes que esta "CORRIJA" os TIs ou entre no "MODO SEGURANÇA" e o carro perda a economia proporcionada pelos sistemas de combustíveis alternativos.
Remap, a forma definitiva de configurar o TI dos mapas de injeção e não mais perder a economia proporcionada pelo combustível alternativo: Tem 2 poréns que no entanto podem torná-lo inviável. O primeiro seria o preço de um remap desses que além de difícil de encontrar um especialista que tenha o equipamento específico para o modelo e marca de seu carro, tem o segundo porém que é que você estará cativo a manter o mesmo sistema pra sempre, com a penalidade do carro falhar, sentir falta e perder muita potência caso você mude o sistema para o qual os TIs foram configurados. E então, você teria que pagar novamente outro remap quando fosse vender o carro para que este voltasse para o original.
Antes de falar dos Resets, gostaria de comentar sobre algumas controladoras de TIs incluindo alguns modelos de emuladores de bicos que podem simular o sinal do TI nos bicos usando como referência o sinal da ECU, modificando de acordo com sua configuração e jogando para os bicos. Porém, como há ressalvas e não tenho testado na prática esses dispositivos, ficará para uma próxima postagens aprofundar no funcionamento destes.
Resets, é ainda um tema controverso, talvez devido o desencontro de informações e falta de testes práticos. Mas, enfim por hora é o que temos de mais efetivo para a manutenção da economia nos sistemas alternativos de combustíveis. Como o nome aponta, se baseia basicamente em descarregar os capacitores responsáveis por manter a memória "temporária" da ECU e apagar esses mapas de "malha aberta" que a ECU usa para comparar com os seus mapas da memória "fixa" e estabelecer uma média do que seu computador entende que seria o melhor para o bom funcionamento e harmonia do sistema como um todo. Ao apagar esses mapas temporários você obriga a ECU novamente entrar em "malha aberta" para construir um novo mapa baseado nos cálculos que os seus sensores responsáveis pela formação do TI executem. E aí que está o pulo do gato para os sistemas de economia, resetar a ECU antes que esta "CORRIJA" os TIs ou entre no "MODO SEGURANÇA" e o carro perda a economia proporcionada pelos sistemas de combustíveis alternativos.
Figura 1 - Esquema de Reset de Mapa da ECU por Relé:
Figura 2 - Esquema de Reset de Mapa da ECU por Chave:
CarlosRobson- Mensagens : 47
Data de inscrição : 25/01/2017
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CarlosRobson- Mensagens : 47
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Re: Reset ou Remap nos mapas de injeção da ECU?
* Esquema interno de alimentação de uma ECU e carros que fazem exceção.
/\ Olha um esquema de uma fonte que é quase o mesmo esquema aplicado ali na ECU, e se eu curto circuitar a entrada eu não tenho contato elétrico da entrada com a saída do regulador para descarregar os capacitores da linha referida que alimenta a memória a não ser pelos transistores internos do CI regulador que não deixa retornar o semiciclo positivo.
Obs: alguns carros não pode ser resetado a ex; CRV , City, alguns Fits e outros... Porque possuem bateria de lithium interna que mantém a memória alimentada.
/\ Olha um esquema de uma fonte que é quase o mesmo esquema aplicado ali na ECU, e se eu curto circuitar a entrada eu não tenho contato elétrico da entrada com a saída do regulador para descarregar os capacitores da linha referida que alimenta a memória a não ser pelos transistores internos do CI regulador que não deixa retornar o semiciclo positivo.
Obs: alguns carros não pode ser resetado a ex; CRV , City, alguns Fits e outros... Porque possuem bateria de lithium interna que mantém a memória alimentada.
CarlosRobson- Mensagens : 47
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reset da ECU
Algumas ECU's tem uma espécie de bateria recarregável ou capacitor que retem a carga por algumas horas, bastando deixar o polo positivo da bateria desligado por cerca de 6 a 8 horas para que o reset completo ocorra.
Uma outra coisa importante ao desligar a bateria é ligar a chave de ignição (ligar o painel) para que os circuitos internos da ECU possam consumir mais rapidamente as cargas internas de capacitores do circuito). Após alguns minutos, desligar a chave e reconectar o borne positivo.
Re: Reset ou Remap nos mapas de injeção da ECU?
A utilização de um bom EFI-E de MAP e SONDA ( os dois ao mesmo tempo, podendo ser dois dispositivos separados ou um integrados em um módulo único ) devidamente ajustado pode estabilizar a ECU, evitando que a economia seja perdida após o abastecimento.
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